Progressão salarial do professor baseada no seu desempenho.

Um novo projeto de lei, que foi enviado dia 08/12/2011, a ALEGO, que foi aprovado, prevê progressão salarial por desempenho aos professores. Os  critérios que a definirão, ainda estão sendo estudados pela equipe do Secretário da Educação. Além dos critérios de assiduidade, envolvimento com a escola, empenho e comprometimento, está garantida a realização de provas objetivas como um dos critérios dessa avaliação. A participação do professor nesse processo é opcional, mas o processo de melhoria salarial que hoje demora em torno de 30 anos, terá seu tempo reduzido para 10 anos, na nova modalidade.

“Embora a metodologia ainda não esteja totalmente fechada, o projeto prevê que o professor poderá requerer, opcionalmente, ser avaliado a cada três anos, podendo obter uma gratificação de 10% em seu vencimento, chegando ao máximo de 60%.” 

Quando o Secretário da Educação, Thiago Peixoto, fala que a progressão salarial dos professores será proporcional ao seu desempenho, é um avanço significativo para nós, professores, que poderemos, enfim, ter o mérito de nosso trabalho reconhecido financeiramente, que é um desejo de todos os envolvidos, mas me preocupo muito com a parte administrativa, onde estou lotada atualmente, pois sem o trabalho  dessa equipe, a escola deixaria de funcionar, donde se conclui que a boa educação não se resume apenas em bons professores.

Pretende-se remanejar a parte administrativa que funciona fora da escola para dentro dela? Não concordo com essa hipótese, pois nosso trabalho envolve os profissionais das escolas de todo o Estado. As escolas existentes não comportariam todos os servidores que hoje estão na parte administrativa fora da escola. Concentrá-los nas Subsecretarias Regionais? As subsecretarias existentes hoje, também não comportariam. Em alguns casos, ela está situada longe do local onde reside o servidor, portanto o servidor teria que arcar com despesas de mudança, locação de imóvel, etc.. E aí? Eu não estaria preparada para arcar com tais despesas.

Ainda existem outros pontos que merecem atenção e esclarecimentos que, em data oportuna, serão feitos para que possamos ter conhecimento suficiente do assunto e não trocar gato por lebre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: