Plano Nacional de Educação é ignorado pelo governo e patina no Congresso

No final do governo Lula foi enviado ao Congresso Nacional o PNE, e tramita sem o apoio das duas pessoas que são peças chaves para sua aprovação, a Presidente Dilma Rousseff e o Ministro da Educação Fernando Hadad. O plano estabelece diretrizes metas para serem cumpridas até 2020. Prevê valorização do magistério público da educação básica, duplicação das matrículas da educação profissional técnica de nível médio, dentre outras. O projeto de lei recebeu cerca de 3 mil emendas. Depois de aprovado seguirá para o Senado.

Até hoje a comissão designada para tratar o assunto, não conseguiu marcar uma reunião com a presidente Dilma. Haddad também alegou problemas com sua agenda e não compareceu para discutir o Plano. Pode-se notar a falta de vontade do Executivo em colocar em execução o PNE. Talvez seja pelo impacto que o plano pode causar ao Planejamento Estratégico do MEC.

Nos bastidores de Brasília, os comentários são de que a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação, e Gastão Vieira (PMDB-MA) que comanda a comissão especial para tratar do tema, estão numa disputa política. Falam que houve manobras para que o PNE ficasse na comissão liderada por Fátima, que apresentou cerca de 400 emendas para o plano. Alguns já foram vetados pelo presidente Lula.

Diante disso, os parlamentares estão buscando apoio daqueles que são os verdadeiros donos da “conta” do plano, prefeitos e governadores. O tempo vai passando e, da forma que está sendo conduzido, talvez cheguemos ao final do ano sem que o plano seja aprovado.

Fonte: Estadão

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: