Reforma Educacional

Desde a posse de Thiago Peixoto como Secretário da Educação, muitas reportagens e notícias sobre o plano de governo, as medidas que seriam adotadas por  ele, circulam na mídia.

No Jornal Opção – edição 1858, a jornalista Luana Borges nos informa que nenhum político ou governante é contrário a idéia da necessidade de ampliação dos investimentos na área. Todos tem o mesmo discurso, o de zelar pela educação de qualidade e pela valorização do profissional da educação, o professor.

Numa pesquisa realizada pela ONG Todos Pela Educação, a qual nosso secretário faz parte, fez uma pesquisa onde foi verificado um grande crescimento na preocupação com ela por parte dos cidadãos brasileiros.

Diante disso, nada melhor que elaborar um plano de Reforma Educacional que atendesse os anseios da população. Existe previsão que ele seja apresentado em junho para a população.

O modelo dessa Reforma Educacional prevê foco à gestão, à meritocracia e à estipulação de metas. Dessa forma o Estado contaria com técnicas gerenciais do setor privado, se tornando assim, mais eficiente. O secretário da Educação, Thiago Peixoto, garante que este modelo será aplicado nas escolas de Goiás e está buscando parcerias para bancar as consultorias necessárias para sua implantação.

Thiago Peixoto explica que a reforma, em Goiás, deve privilegiar, inicialmente, as mudanças necessárias à valorização do professor e às transformações do sistema que é utilizado atualmente. Prevê que o professor que desejar se candidatar ao cargo de gestor da unidade escolar deverá freqüentar um curso de 40 horas de aula, que serão elaboradas tendo por base os casos de sucesso no ambiente escolar. Após o curso inicial, é previsto uma pós-graduação de 360 horas.

Outra promessa é o pagamento de um piso salarial acima do estabelecido nacionalmente, R$ 1.187,08 para uma carga de 40 horas semanais, para que possamos ter em Goiás, um maior período de permanência dos alunos na escola, para que nosso estado possa contribuir para uma melhor qualificação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que hoje é 53ª posição.

“Esse período é fator preponderante para a qualidade da educação em um país”

A reforma prevê ainda a bonificação do professor baseada no desempenho dos alunos e no seu desempenho, produtividade, assiduidade, etc..

“Aquele que se dedica muito, que se prepara, que não falta, não pode ter a mesma remuneração daquele que não consegue os mesmos resultados. Dessa forma estimularemos o bom professor, valorizaremos a carreira.”

No dia, 28/02, às 9h, aconteceu um encontro entre Marconi Perillo, Thiago Peixoto e os diretores, subsecretários e equipes diretivas de todas as unidades escolares estaduais, no auditório do Oliveira’s Place. Na oportunidade foram apresentadas à comunidade escolar as medidas que serão adotadas para colocar em prática a reforma educacional que é uma das metas a serem alcançadas no novo governo.

Foi anunciada a antecipação do reajuste de 45% nas gratificações dos gestores das escolas estaduais, já para o mês de abril/2011.  O mesmo estava previsto para o mês de agosto/2011.

“O processo começa pela qualificação e valorização dos gestores. Acreditamos que se ganharmos qualidade em gestão escolar, isso vai fazer diferença”.

O Secretário anunciou também que no dia 03/03/2011, será feita a aplicação de exames no processo de avaliação continuada, onde professores e alunos serão avaliados para que seja detectada a qualidade do ensino. A intenção é fazer um diagnóstico preciso da situação escolar no estado para programar intervenções e investimentos necessários a implantação da Reforma Educacional, pois conhecendo a realidade para superar os problemas e promover troca de experiências entre as escolas.

A avaliação será bimestral e não será utilizada para classificação dos professores ou dos alunos das unidades escolares e sim para corrigir as falhas ainda existentes no sistema educacional em Goiás.

Eu chamaria o dia 28/02/2011 de “dia D” da educação. Maiores informações leia aqui, página 2 aqui, página 5.

Uma resposta a Reforma Educacional

  1. Parabéns por mais este post. Excelente abordagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: