Amigos reais e virtuais

De uns tempos pra cá, venho tentando entender o que realmente significa a palavra amigo. Já encontrei vários significados. Com alguns concordo, outros não tanto assim.

Antigamente, quando falávamos dos amigos, estávamos nos referindo àqueles que fariam tudo por nós e nós por eles. Trocaríamos de lugar se fosse necessário, bancávamos despesas um do outro sem nos preocupar com uma possível devolução. Badalar sozinhos? Nunca, sempre saíamos juntos. Se ele(a) não pudessem ir, não saíamos. Estavam sempre ao nosso lado sem que fosse necessário chamá-los. Aqueles pra todas as horas e momentos, até os mais incovenientes possíveis. E quando precisavam de nós, procurávamos retribuir da mesma forma, com  a mesma intensidade.

Eu tive amigos assim, que me acompanhavam desde os tempos do Ensino Médio, depois se afastaram por questões profissionais. Passados alguns anos, voltei a encontrar alguns e passamos a ter uma convivência mais estreita. Já não era como antes. As amigas tinham constituido família ou mudado de estado, os amigos também.

Poucas pessoas acreditam que exista amizade entre o sexo oposto, que não exista sem interesse, pelo menos de uma das partes. Será? Eu tive. Acredito que, num primeiro momento, exista sim um interesse pelas qualidades que a pessoa apresenta e que, com o passar do tempo, se descubra as qualidades ocultas e torne essa uma verdadeira amizade. Por que não?

E amizades virtuais, existem???

No início da era da computação, eu trabalhava num banco e usávamos o programa em DOS. Era uma maravilha isso. Apareceu então o Windows. Uma maravilhosa novidade e ainda com tudo que ele podia nos oferecer…  e eu, como sempre, com minha determinação, interesse e persistência, aprendi a trabalhar com o “famigerado”  Windows. A utilização do email para comunicação, ainda era remotíssima aqui, mas já era um avanço e tanto sem ele.

Hoje, temos tantas formas de comunicação que os parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos, ficam tão próximos que temos como conversar sempre. E com o advento das redes sociais então, as novas amizades se tornaram virtuais. Eu mesmo aderi a isso com as contas criadas no twitter, Orkut, MSN, Facebook. Existem pessoas ali, com quem mantenho contato praticamente diário. Contato esse, muito agradável por sinal. Alguns já tive o prazer de conhecê-los pessoalmente, conversar, trocar algumas idéias. Outros não. O fator que mais dificulta essa forma de  contato é o de localização. Alguns moram em outras cidades, estados,… já os que moram na mesma cidade, encontram o problema da disponibilidade de tempo para que os encontros virtuais se tornem reais. Uma série de complicações que dificultam isso.

Do texto Árvore dos meus amigos tirei alguns trechos que achei muito relevantes para  assunto:

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.

(…)

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz…

(…)

Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade…
Hoje e Sempre… simplesmente porque: “Cada pessoa que passa  em nossa  vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.  Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso”.

5 respostas a Amigos reais e virtuais

  1. Maria Eduarda diz:

    REdes sociais tem dois lados.Alguns ficam só de sacanagem.Mas outros,realmente constroem amizades,msm que nunca saia do mundo virtual.Eu entrei no twitter a pouco tempo,mas já sinto falta de algumas pessoas.Percebo afinidades grandes com algumas,outras nem tanto.Mas já considero todos amigos.Tomara que a gente possa se conhecer melhor e nos tornarmos grandes amigas.Beijo

  2. Olá minha querida amiga… virtual? Não creio!

    Eu adorei sua postagem e queria fazer uma pequena observação… o que existem são contatos virtuais, que nos ajudam quando as barreiras se apresentam para contatos “reais”. Você, por exemplo, que seria uma chamada “virtual”, tem se mostrado uma amiga muito mais “real” e presente que muitas pessoas com quem convivo diariamente. Parabéns pelo blog, pela postagem e por ser essa pessoa que sempre nos surpreende positivamente! Gosto muito de você, minha amiga!

    • Kenya diz:

      Ah! Minha querida amiga Brunna, eu não teria outras palavras pra dizer. Você disse tudo
      Procuro dar às pessoas que considero minhas/meus amiga(os) o que eu mesma gotaria de receber, carinho, afeto, atenção…
      Tudo ajuda no crescimento pessoal e espiritual.
      Seja sempre assim. Nunca mude, mesmo que os outros não gostem. Seja sempre você, independentemente da situação.

  3. Clau diz:

    Oi Kênya!

    Há tempos não sei mais o que é amizade real e virtual. Tenho uma amiga há quase 10 anos, já passamos aniversários, reveillon, natal, tudo juntas, e sabe onde? No MSN. Depois que eu casei me afastei um pouco, mas sempre mantemos contatos via e-mail, quase semanalmente. Detalhe, nunca nos vimos, ela mora na PB e eu sempre morei no interior de GO. Mas nos consideramos irmãs.

    Bjo grande.

    Clau.

  4. Legal o texto, me fez lembrar de amigos(as) que importantes e que com os(as) quais eu aprendi algo e que durante muito tempo estiveram como folha na minha árvore da amizade! Muito bom o post!

Deixe uma Resposta

