DIA MUNDIAL DO LIVRO – 23 DE ABRIL

Nada melhor que o Dia Mundial do Livro, para falar de algumas coisas relacionadas. 

A primeira delas é que a data é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do livro Dom Quixote de La Mancha e ao escritor inglês, Willian Shakespeare, autor do romance Romeu e Julieta. Os dois faleceram no dia 23 de abril de 1616. 

A segunda é sobre os livros didáticos, enciclopédias e dicionários, novos e usados que foram, literalmente, descartados no lixão em Iporá. Publicações estas que deveriam  ter sido encaminhadas às escolas públicas jurisdicionadas  à Subsecretaria Regional de Educação de Iporá – Go, ou, na pior das hipóteses, enviados para reciclagem. Sem contar que algumas escolas da nossa capital não receberam livros didáticos suficientes para atendimento da demanda. Não tenho informações sobre a regularização da situação. 

Cada aluno é responsável pelo material didático que recebe. Deve conservá-lo e fazer a devolução ao final de cada ano letivo. Só assim esses livros, que devem ter vida útil de três anos, serão redistribuidos  possibilitando que ele realmente sirva de apoio a novos alunos. 

O caso do descarte de livros em Iporá e da falta de livros em algumas Escolas Estaduais da capital, foram amplamente divulgadas, a nível nacional até. A Seduc-Go, por sua vez, cumpre o seu papel de investigar e punir os responsáveis pela atitude que, só contribui para denegrir a imagem da evolução da educação no estado. 

O jornalista Antonio Lisboa, em seu artigo “Educação jogada no lixo”, publicado no jornal Diário da Manhã, na data de 23/04/2010, fala muito bem da educação e da cultura. Transcrevo abaixo trecho do referido artigo: 

O fato de encontrar 12 mil livros didáticos e paradidáticos, documentos de alunos, fitas e outros materiais educativos jogados no lixo, na cidade de Iporá, significa muito mais que a óbvia constatação do desperdício de dinheiro público. 

Além de combinar desatino  com a extrema irresponsabilidade, o ato de atirar no lixo material destinado ao ensino de crianças e adolescente é revelador do descaso que, durante séculos, a educação e a cultura são tratados  por gestores públicos, a começar por sucessivos governantes. 

O desrespeito com a educação começa com a falta de reconhecimento para com os educadores e se estende pela precária estrutura das escolas, com inescapáveis reflexos na qualidade de ensino. 

(…) 

A educação, assim como a cultura espera de seus integrantes não apenas a incondicional lealdade, porém, um mínimo de respeito e graditão. E isso não constitui qualquer favor.  

Sempre ouvimos dos candidatos ao próximo pleito que a Educação, Saúde, Tecnologia da Informação (TI), são as prioridades, por outro lado vemos o descaso de algumas autoridades para com os acontecimentos acerca do assunto educação. 

Os profissionais da Educação (professores e administrativos) são os verdadeiros responsáveis pela educação de qualidade no país, e não teem o seu reconhecimento profissional. Segundo a Unesco, O Brasil é o terceiro colocado no quesito salário mais baixo pago aos professores do Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio a situação fica melhor, temos o oitavio pior salário para a classe. 

O que falta para que tenhamos uma verdadeira educação de qualidade? Um maior compromisso dos governantes para com a classe fazendo o reconhecimento salarial adequado? Profissionais devidamente qualificados e engajados no trabalho? 

Quando todos os envolvidos souberem a resposta para as questões acima e assumirem seu papel na educação, teremos verdadeiramente uma educação de qualidade.

Anúncios

One Response to DIA MUNDIAL DO LIVRO – 23 DE ABRIL

  1. DGF diz:

    Belo Blog.
    Gostei das flores.
    Belo visual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: